
Estava eu com um diálogo na cabeça, pronto para iniciar uma nova crônica (por que cronista tem manias de metacrônica?), que dessa vez começaria com um travessão. Acontece que toda vez que preciso desse sinal de pontuação, fico em dúvida em como encontrá-lo. Algumas vezes usava o próprio hífen, em outras digitava o sinal de menos. Mas isso nunca me contentava, pois o traço fica curto, me levando a tentar várias combinações para conseguir a grande travessa. A solução era usar hifens seguidos. Vejamos:
1 hífen: -
2 hifens: –
3 hifens: —
Ok. Com três hifens, praticamente, temos um travessão. Mas isso não me agradava de maneira alguma. Tinha que ter um jeito mais fácil de se obter o tal caractere. Fui atrás de respostas. Lá se vão quase 20 anos de trabalho em frente a um PC e não me conformo de que ainda precise pesquisar coisas tão banais.
Bom, a primeira coisa em que pensei foi na tabela ASCII, uma forma de arte digital onde imagens, símbolos e figuras são criados usando apenas caracteres do teclado (letras, números e símbolos). Eu só conheci essa tabela devido a um amigo italiano formado em cursos de informática no tempo em que computadores pesavam mais do que um trator.
Mas na tabela ASCII original, não havia um código direto para o travessão, pois ela é limitada a 128 caracteres básicos. Mas veio um upgrade em algum momento da sua história que deu vida ao famigerado caractere. E sabe qual o código para se alcançar o bendito? Parece uma senha de transação de qualquer internet banking. Anota aí, ou melhor, faça o teste: Alt+0151.
— Pronto, e assim você consegue seu travessão.
— Muito obrigado!
Só que a tabela ASCII não parou por aí. Ela se tornou a base para o UNICODE, que é um padrão internacional que define a codificação, representação e manipulação de texto em sistemas digitais. Ele permite que computadores e dispositivos exibam e processem praticamente qualquer caractere usado em línguas e símbolos do mundo inteiro. O negócio tem mais de 140.000 caracteres de diversas línguas, além de emojis e símbolos técnicos.
😀 Esse emoji sorridente foi uma combinação Unicode.
Experimente no seu teclado. O lance é digitar o código 1F600 + as teclas Alt+x.
Outro exemplo: ♥ Esse coração é o resultado de 2665 + Alt+x.
Se não funcionar com você, é porque nem todos os programas usam essa função diretamente. No Word funciona.
Mas chega de instruções porque isso aqui ainda continua sendo uma crônica. E como gênero textual em questão, ela tem como primícia tratar das nuances cotidianas. Sinceramente, eu amo saber que são as pequenas questões do dia que me levam a um mundo de descobertas.
O problema do travessão me trouxe novidades. Penso que a vida também necessite de atenção aos detalhes para se fazer nova todos os dias. Às vezes, o que precisamos está escondido em meio a certas combinações. Acredito que muito do conteúdo a ser revelado está esperando apenas nossa curiosidade para superar o que achamos não ter relevância.
Se esta crônica te deixou 1F600, toque no 2665 que está aqui embaixo. Assim, vou saber que você gostou.
"Às vezes, o que precisamos está escondido em meio a certas combinações", essa tocou meu dia!