top of page
Foto do escritorJordino

A história de Alirgnax, um dos poucos lugares do mundo que não precisaria de uma revolução

Em Alirgnax, a liberdade de expressão era cultuada acima de qualquer outra coisa. Não havia margem para censuras ou qualquer ação que impedisse um cidadão de expressar suas ideias.

Em Alirgnax, a liberdade de expressão era cultuada acima de qualquer outra coisa. Não havia margem para censuras ou qualquer ação que impedisse um cidadão de expressar suas ideias. Mas é preciso considerar que, diferente de outras partes do mundo, os habitantes desta nação eram bem sensatos, razão pela qual o lugar era tão agradável, gozando de uma paz semi-celestial. 


No entanto, havia certas tretas, sim. Não sejamos hipócritas. Por isso a paz não era celestial por completo. Apesar disso, naturalmente, o pessoal se acertava por lá, sem violência, apenas no papo. Você acredita?


Alirgnax não atraía a atenção do resto do mundo. Mas um dia desembarcou por lá um homem à frente do seu tempo, que enxergou um modelo de negócio nas características daquele povo. Notando que a liberdade de expressão era o grande diferencial do lugar, fez disso o seu business. E pouco a pouco se lançou como uma pessoa pública, propondo um modo novo de ver a vida, fazendo palestras, oferecendo cursos e prometendo muita prosperidade apenas com a mudança de pensamento. 


As pessoas se encantavam com sua forma de falar e agir e passaram a comprar suas ideias. Em pouco tempo, ele já tinha uma multidão de seguidores. Mas o homem era um estrangeiro, não conhecia a realidade de Alirgnax, por isso desacreditava em muitas verdades já estabelecidas por ali. Seus pensamentos conspiratórios contagiaram sua legião de fãs, ou poderia dizer fanáticos? A população se dividiu e a sensatez, marca registrada de Alirgnax, bateu asas.


Alguma medida deveria ser tomada. Então, o conselho que regia a nação decidiu por bem proibir o homem de se pronunciar em público. Foi como se uma bomba caísse em Alirgnax, pois esta foi a primeira censura em todos os seus séculos de existência. Os fanáticos convertidos às ideias do forasteiro protestaram invocando a Sagrada Tradição da Liberdade de Expressão. E até o cidadão comum que não se envolvera com o agitador social ficou em dúvida. Censurar ou não Censurar?


Então, Alirgnax entrou em uma profunda crise e a cada dia que passava, o conselho decidia censurar mais e mais coisas. Parece que eles gostaram da ideia de colocar limites para o seu povo. E com a censura veio o controle, e com ele algo que os líderes desta nação ainda não haviam provado: o poder. E logo viram que o estrangeiro não era o seu verdadeiro inimigo, apesar da sua venosa corrente de pensamento. Assim, aproveitaram de sua influência e popularidade, aliaram-se a ele e construíram uma rede de poder quase inabalável. 


Alirgnax era um dos poucos lugares no mundo que não precisaria de uma revolução, mas houve uma em que o Estado sobressaiu sobre o povo.

Posts Relacionados

Comments


bottom of page